A página TH está disponível para os navegadores: Google Chrome, Ópera, Firefox, Edge e Internet Explorer nas versões 10 e 11 .

E-commerce

20 de abr, 2021

Shoppertainment: a mais recente (e grande) aposta do e-commerce

Entreter, e dessa forma, vender melhor.
Essa é a ideia principal dessa nova tendência de venda digital, que promove diversão para aproximar, ativamente, o consumidor, através de lives, acelerando o engajamento e a experiência de compra.

Este formato de comércio eletrônico se mostra mais humano e envolve mais os compradores digitais, através de demonstrações ao vivo, de jogos, imagens e vídeos interativos, trazendo (e motivando) o público para a compra por impulso.

O movimento surgiu na China, em 2016, através do AliExpress, marketplace do Grupo Alibaba, com foco em marcas internacionais, e se estendeu pelo mundo, rapidamente, durante a pandemia, levado pelo forte crescimento do e-commerce. Desde meados de 2019, essa plataforma já ofereceu mais de 44.000 streams, em treze países diferentes, de acordo com o ecommerce news. E o mercado já fala em uma taxa de conversão em torno de 65%…

Certamente, podemos esperar este boom também aqui no Brasil, principalmente após a chegada do 5G, neste ano, que trará mais velocidade nas conexões. Além disso, as lives já caíram no gosto dos brasileiros: segundo pesquisa realizada pela Google, 71% dos brasileiros, que possuem acesso à internet, já assistiram a alguma live em 2020 e 38% assistiram a 6 ou mais.

Conforme estudos da Forrester Consulting, os segmentos que mais atraem a atenção dos e-shoppers, nesta modalidade de livestreaming, em toda Europa, são eletrônicos, moda e cosméticos. Segmentos estes que já vêm atraindo os compradores virtuais em todo mundo.

Atente para esta incrível estratégia digital!

Um bom exemplo de utilização deste recurso lúdico, como experiência concreta de compra recreativa, é o McDonald’s, que replicou, virtualmente, seu restaurante número 1000, dentro dos jogos “Minecraft” e “The Sims 4”, onde os jogadores podem fazer pedidos reais para delivery.

O live commerce, como este fenômeno tem sido também chamado, realmente está vindo para ficar, e o imediatismo que proporciona tem agradado o consumidor digital, cada vez mais interessado em inovação e interação.

Em paralelo, as empresas já estão investindo em tecnologias, para poderem suportar esta demanda crescente. Os digital influencers também vêm ganhando espaço, endossando a especial importância destes profissionais neste processo (uma pesquisa feita pela Qualibest mostrou que 73% dos entrevistados já compraram algum produto por sugestão de influenciadores).

Com certeza, o ambiente digital está sendo o futuro para as transações comerciais, não só pelo imediatismo, mas também pela forma mais consensual de contato e relacionamento com seu cliente. A partir daí, o fluxo segue na manutenção desta base de clientes, para potencializar a fidelização, direcionando conteúdos e produtos específicos, de acordo com o interesse apurado de cada perfil.

Aposte no shoppertainment e prepare sua loja virtual para atuar também por este canal.
Aposte no novo!

admin

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email

E-mail cadastrado com sucesso!



    Leia também