A página TH está disponível para os navegadores: Google Chrome, Ópera, Firefox, Edge e Internet Explorer nas versões 10 e 11 .

Cobrança

26 de Maio, 2015

Redes sociais: Aliadas ou não da Cobrança?

O recente cenário econômico do País, que apresenta alta do desemprego, juros e preços, tem se mostrado uma grande oportunidade para empresas cobrança. A cada dia, cerca de 17 mil consumidores são negativados por não conseguirem pagar dívidas bancárias ou mesmo contas de caráter essencial, como água e luz. Assim, mais de 1,5 milhão de pessoas ficaram inadimplentes nos últimos três meses, de acordo com levantamento da Serasa Experian, divulgado no último dia 5.

A grande dúvida é: qual é a melhor estratégia para encontrar os 55,6 milhões de brasileiros inadimplentes para recuperar o crédito concedido? Usar a internet, especialmente as redes sociais, é uma das alternativas. De acordo com a Pnad 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), metade dos brasileiros estão conectados, consequência da popularização de smartphones e tablets. Neste cenário, Facebook, Twitter, WhatsApp e outros podem ajudar consideravelmente a localizar devedores e ainda a minimizar custos, uma vez que o envio de mensagens é gratuito em algumas plataformas.

Porém, aplicá-la em grandes volumes de localização pode não ser vantajoso por diversos motivos. O primeiro deles: homônimos. Torna-se praticamente impossível localizar um consumidor de nome comum, como José Souza, e confirmar se aquele é realmente quem você está procurando.

Enviar uma mensagem direta, mais conhecida como inbox, em vez de reduzir custos, aumenta-os. No Facebook, por exemplo, o custo de envio de um inbox para o consumidor (já que a sua empresa não está na lista de contatos dele) é de R$ 0,89 por mensagem – valor muito superior ao praticado atualmente nas centrais de cobrança. Já mensagens direcionadas à caixa Outras pode até ser gratuita, mas pouco efetiva, pois o usuário pode até não visualizá-la, comprometendo assim o desempenho da recuperação.

Apesar das novas facilidades apresentadas pelas redes sociais, investir em inteligência e tecnologia na localização de clientes ainda é a forma mais eficaz e econômica de aumentar os resultados da sua operação.

Conheça gratuitamente a ferramenta de atualização cadastral da Sistemas TH através do endereço: http://www.sistemasth.com.br/contato.php

admin

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email

E-mail cadastrado com sucesso!



Leia também