A página TH está disponível para os navegadores: Google Chrome, Ópera, Firefox, Edge e Internet Explorer nas versões 10 e 11 .

Crédito e Risco

15 de mar, 2016

Mesa de Crédito: Como conceder crédito com mais inteligência e segurança?

A crise econômica já começa a demonstrar o impacto na vida dos brasileiros. Pelo menos 3,7 milhões de pessoas deixaram a classe C e voltaram para as classes D e E. A informação foi divulgada pela mídia e resulta da conclusão de estudo da economista Ana Maria Barufi, do Bradesco.
Já pesquisa do SPC e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) também indica que o segmento de crédito deve manter atenção: 45,8% das pessoas não têm controle do quanto gastam, 47,2% dos entrevistados não sabem o quanto pagam de juros ao parcelar uma compra e apenas 41,1% dos participantes já informaram que conseguem pagar todas as contas e ainda fechar o mês com dinheiro – número que, em dezembro de 2014, correspondia a 61% dos entrevistados.
Atentas à alta do desemprego e às dificuldades do consumidor em manter as contas em dia, as principais administradoras de crédito do País têm dado maior importância na validação de dados antes de aprovar a concessão de crédito. Mais do que simplesmente prevenir o superendividamento do consumidor ou evitar a recuperação de valores por meio da Justiça, as financeiras devem classificar as operações de crédito, em cumprimento à Resolução nº 2.682 do Banco Central.
Para evitar fraudes, a validação das informações e documentos indicados pelo solicitante do crédito é de suma importância! A dificuldade da checagem das informações constantes em uma proposta/sistema, pode ocasionar a reprovação do crédito – em alguns casos, evitando a fraude, em outras, reduzindo a lucratividade da financeira pela não concessão à um cliente com grande potencial.
Visando garantir a veracidade nas checagens cadastrais, a Sistemas TH disponibiliza as principais financeiras dos país (incluindo Fintechs), seu Sistema Integrado de Pesquisa, que possibilita as mesas de crédito, garantir, de forma segura e ágil, a veracidade das informações do cliente. Além das informações “tradicionais”, como Nome, Idade, Nome da Mãe, Data de Nascimento, a ferramenta disponibiliza: Telefones e Endereços Atualizados, Email, Profissão, Escolaridade, Faixa de Renda Presumida, Veículos (e suas características), Óbito, Participação Societária, Local de Votação, dentre diversas outras informações que possibilitam às financeiras, uma maior assertividade, com redução de possível PDD.
Por fim, a Sistemas TH desenvolveu uma ferramenta que consulta, via robô, os dados do requisitante de empréstimo, afim de checar se o mesmo se encontra ou não recebendo o Seguro Desemprego. Isso permitirá as áreas de crédito, obter informações fidedignas, auxiliando-as para a melhor decisão na hora de conceder crédito ao consumidor.

admin

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email

E-mail cadastrado com sucesso!



Leia também