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Cobrança

25 de out, 2016

Inadimplência imobiliária vs Direito do consumidor

Um dos segmentos mais afetados pela crise econômica é o da construção civil. A combinação dos valores dos imóveis, alto desemprego e restrição do crédito tem feito com que diversas unidades sejam devolvidas às incorporadoras.

Levantamento recente da agência de classificação de riscos Fitch, com nove companhias, mostra que, de cada 100 imóveis vendidos, 41 foram devolvidos – isso significa quase R$ 5 bilhões de volta às “prateleiras” das grandes empresas. “Historicamente, o porcentual de distratos girava em torno de 10%, um patamar saudável para a indústria”, diz Meyer Nigri, fundador da Tecnisa e vice-presidente da Abrainc, associação que reúne as 18 maiores companhias do setor.

Grande problema para o segmento, os “distratos”, jargão usado pelas empresas, ocorrem de forma direta (vontade do proprietário) ou indireta (impossibilidade de contato com o adquirente para início dos trâmites para concessão do crédito bancário). “Além das taxas e custos, a empresa terá uma unidade vaga e precisará revender com desconto no mercado”, afirma o consultor imobiliário e conselheiro em construção ligado à Tecnisa, Luiz Antonio França.

Diante dos pontos citados anteriormente e sabendo que o comprador tem direito à devolução de parcelas pagas corrigidas, as incorporadoras têm a necessidade de contato rápido com os futuros proprietários, a fim de oferecer grandes descontos, e muitas vezes, há a possibilidade de financiamento direto com a incorporadora. Contudo, como o período entre o processo de compra do imóvel e sua respectiva entrega, é grande, as empresas não obtêm sucesso nos contatos devido a desatualização cadastral.

Ciente deste cenário, a Sistemas TH, principal bureau de informações do país, disponibiliza as principais incorporadoras do Brasil uma plataforma que permite a obtenção de telefones fixos, móveis, endereços e e-mails atualizados de aproximadamente 197 milhões de CPFs de todo o Brasil.

Com mais de 250 clientes, a TH disponibilização diversos canais (troca de arquivos, web browser ou web service), de forma a tornar ágil e automatizado os processos de atualização das informações dos adquirentes dos imóveis. Além disso, a empresa é a única do mercado a possuir um produto especializado na localização de devedores, real time, via Contact Center – tudo isso para maximizar o contato com os proprietários dos imóveis – o que permite que as construtoras iniciem a renegociação das condições comerciais, e por consequência, a redução do estoque de unidades sob sua responsabilidade.

Para conhecer gratuitamente a solução de localização de clientes inadimplentes, acesse:http://www.sistemasth.com.br/contato.php

admin

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