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Cobrança

23 de mar, 2016

Inadimplência de contas de água e luz: como maximizar a recuperação?

Familiares, amigos, vizinhos ou mesmo proprietário do imóvel (em caso de inquilinos). Nem sempre o remetente que consta das faturas das concessionárias de serviços básicos, como energia e saneamento, é o verdadeiro responsável pelo pagamento das contas geradas para aquele imóvel. Identificar este inadimplente não costuma ser tarefa fácil para as áreas de cobrança, sejam internas ou terceirizadas, já que a entrega dos boletos ainda é realizada majoritariamente por leituristas – ação que não exige interação com cliente.

Um fator de forte influência na dificuldade de recuperação destes tipos de contatos, é que as bases de dados cadastrais das concessionárias costumam ser muito desatualizadas, fator que dificulta também a comunicação entre empresa e consumidor em caso de suspensão de serviços para manutenção de rede e ainda impossibilita ação de venda de produtos coligados, como seguros. É observado no mercado, uma forte necessidade das concessionárias interagirem com seus clientes, realizando estas atualizações através de processos via canais alternativos, como Central de Atendimento, SMS, Ura, dentro outros. O grande problema, é que os clientes deste tipo de serviço, só interagem com as empresas, quando de algum problema ou corte do serviço.

Vale chamar atenção ainda que, por conta do cenário econômico do País, a inadimplência deve seguir em alta em todos os segmentos, mesmo quando se trata de serviços essências: 59 milhões de pessoas iniciaram 2016 já inadimplentes, número que soma R$ 255 bilhões, de acordo com levantamento da Serasa Experian. Dos entrevistados, 26% atribuiu o desemprego à dificuldade de pagar contas.

Pensando em garantir a sustentabilidade de diversos segmentos, a Sistemas TH possui uma vertente específica para atender o segmento de concessionárias de energia e saneamento. Assim, a empresa com mais de 15 anos no mercado é capaz de identificar as desatualizações cadastrais e necessidades de higienização e validação das bases de dados, possibilitando um aumento efetivo no CPC (Contato com a Pessoa Certa), com o responsável pelo pagamento da dívida – que facilita a recuperação de valores em atraso.

A Sistemas TH tem ainda total expertise para promover a validação e higienização cadastral da base de clientes neste segmento com as informações mais atualizadas do mercado, já que o bureau tem parcerias, convênios e robôs que garantem a recência da informação.

admin

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