A página TH está disponível para os navegadores: Google Chrome, Ópera, Firefox, Edge e Internet Explorer nas versões 10 e 11 .

Notícia

18 de jun, 2020

Gerencie o Risco para um Transporte Seguro

Muito se fala sobre a importância no gerenciamento do risco decorrido, para minimizar as perdas financeiras e jurídicas no transporte de cargas.

Hoje, mais do que nunca, com o aumento do e-commerce provocado pela crise atual da pandemia, a necessidade de uma logística mais planejada se faz cada vez mais necessária.

O gerenciamento de risco em transporte envolve todo um processo estratégico de organização e controle, que precisa considerar todo o ciclo de movimentação, desde a distribuição e armazenagem, que pode variar de acordo com o tipo de carga, até a avaliação dos veículos e motoristas.

Com certeza, os custos elevados em logística e a falta de segurança nas estradas brasileiras, que pode acarretar no roubo de cargas, têm sido alguns dos maiores prejuízos para o setor. Contudo, a notícia boa é que esse problema vem apresentando quedas. De acordo com a PRF – Polícia Rodoviária Federal, o roubo de cargas em 2019 recuou 35% nas estradas federais.

Dentre os fatores que podem ter provocado essa redução, podemos citar o investimento crescente em tecnologias das gerenciadoras de riscos em transportes e o trabalho dos órgãos de segurança pública estaduais e federais para coibir esse tipo de crime. Ainda não podemos festejar, porque o número de roubo de cargas continua alto (18.382 ocorrências e R$1,40 bilhões de prejuízos ano passado, conforme divulgou a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), mas esta percepção de queda já traz “uma luz” para o segmento.

E falando de 2020, não podemos pensar em transportes sem prevermos algumas tendências. Não só no Brasil, mas no mundo todo.

● Novas tecnologias e conceitos: tanto o Big Data, quanto o MachineLearning e o Cloud, apresentam oportunidades de melhorias nos processos e execução de tarefas, pois permitem avaliar melhor os dados e desenhar padrões de melhorias. O Blockchaintambém vem se mostrando muito importante para o compartilhamento de informações, durante o percurso da carga, permitindo uma maior rastreabilidade;

● Segurança da Informação: a transformação digital vem acelerando um aumento de conexões à rede e, por consequência, uma maior incidência de fraudes, não só pelo input de dados inconsistentes, mas também pelo uso de dispositivos fraudulentos;

● Inteligência de Dados: obter dados atualizados e seguros, para estudos mais precisos, cada vez se mostra mais importante no gerenciamento dos riscos. A integridade dos dados precisa ser mantida, para garantir uma melhor análise e decisão, considerando cada fase da cadeia logística. 

Conte com a TH neste processo!

A Sistemas TH pode ajudar no seu processo de gestão do risco decorrido, alimentando seu cadastro com informações atualizadas.

Obtenha a validação de dados cadastrais e de localização dos motoristas, dos proprietários dos veículos e das empresas de Transportes, como endereços, telefones (com marcações de WhatsApp), e-mails e contatos de vizinhos para confirmações de entrega, além da situação na Receita Federal e análise do quadro societário das empresas.

Visando um sistema mais ágil e integrado, disponibilizamos plataformas via API (SIP WS– WebService), que atendem às necessidades específicas de informações, otimizando custos. Em paralelo, podemos oferecer também a conexão via web browser (SIP WB – Web Browser), para demandas mais pontuais de verificação, sempre com a qualidade sistêmica e segurança de conexão.

Conte com nosso suporte no seu gerenciamento do risco no transporte de cargas.

sistemasth_adm

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email

E-mail cadastrado com sucesso!



Leia também