A página TH está disponível para os navegadores: Google Chrome, Ópera, Firefox, Edge e Internet Explorer nas versões 10 e 11 .

Risco e Fraude

11 de ago, 2020

Gerenciamento de riscos em transportes: um cenário em transformação

Pois é, não somos mais os mesmos e, o que pode ser muito bom se soubermos aproveitar (e entender), é que estamos em um mundo VUCA de transformações e novas visões. Apesar do conceito ser antigo, mais do que nunca traduz esse momento em que vivemos de mudanças. Como bem traduz o acrônimo, uma nova era de muita volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade em todos os aspectos.

Mas é justamente nesse dinamismo que encontrarmos grandes oportunidades de fazermos acontecer melhor. Não só em nossas vidas pessoais, mas na esfera empresarial também, onde os serviços precisam ser entregues de forma mais ágil, flexível e efetiva.

No Transporte o cenário não é diferente e o Gerenciamento de Riscos se fortalece como fundamental. O desafio é evitar perdas financeiras durante o risco decorrido, como apropriações indébitas e estelionatos, através do roubo de cargas, aplicação de multas e ocorrência de acidentes, por falta de manutenção dos veículos ou descanso devido dos motoristas. Além do mais, já se percebe um declínio de demanda neste setor: de acordo com estudos da NTC&Logística, entre os dias 29 de junho e 5 de julho deste ano, o transporte de cargas sofreu uma queda de 30,42%, gerada principalmente pela baixa na produção industrial, em montadoras e na construção civil. 

Realmente, precisamos buscar melhores resultados e termos um pensamento menos linear.

Vamos juntos entender melhor esse movimento?

O Gerenciamento de Risco vem evoluindo muito rapidamente, deixando de lado o pensamento tradicional de apenas planejar, monitorar e rastrear cargas. As gerenciadoras percebem cada vez mais a importância de serem provedoras de informações mais atualizadas, de serem mais digitais, mais ágeis e dedicadas às necessidades evolutivas das transportadoras, motoristas e embarcadores.

E tem mais, o GR não pode estar direcionado apenas na cadeia logística, mas em todo o fluxo de negócio, envolvendo TI, produtos, a própria imagem e tornando o processo mais sustentável.

Um outro ponto que se deve atentar neste desafio é o quesito segurança, avaliando melhor o perfil dos motoristas, abastecimento do veículo, evitando paradas desnecessárias e em locais não próprios. A inovação também está presente em tecnologias diferenciadas como o imobilizador, mecanismo que bloqueia o motor, complementando a ação do rastreador principal.

E por fim, não se pode desprezar, para que sua empresa se torne mais competitiva, a atenção no pós vendas, ouvindo seu cliente e aprendendo com os erros e acertos desta gestão do risco mais abrangente.

Dentro desse contexto de boas práticas e de evolução crescente, a Sistemas TH pode ajudar às Gerenciadoras de Risco, mantendo seu cadastro de motoristas atualizado e com informações de contato confiáveis. Possuímos plataformas que permitem integração com seu sistema, com a agilidade do auto preenchimento de dados, além da forma de consulta mais investigativa e pontual, via web browser. Siga na transformação desafiante dos tempos atuais e invista no tratamento eficiente do seu cadastro, como parte de uma gestão de risco produtiva.

sistemasth_adm

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email

E-mail cadastrado com sucesso!



Leia também