A página TH está disponível para os navegadores: Google Chrome, Ópera, Firefox, Edge e Internet Explorer nas versões 10 e 11 .

E-commerce

18 de ago, 2020

E-commerce: aumentando vendas pelo customer onboarding

É fato que nos sentimos surpreendidos (e encantados) quando somos envolvidos, de forma acolhedora, em algum processo que desejamos seguir. E não é diferente no e-commerce.

Gerar o engajamento do seu cliente, proporcionando a ele uma verdadeira experiência de navegação em sua loja virtual, pode fazer toda a diferença nos resultados das suas vendas virtuais.

O termo customer onboarding vai além da simples integração inicial do seu novo cliente. Ele se estende por todo ciclo do negócio, desde a intenção de compra até a efetivação e manutenção deste consumidor.

E olha que os números são bons: de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, no primeiro trimestre deste ano, mais de 66 milhões de brasileiros realizaram compras online, gerando cerca de 63 milhões de compras. Que tal garantir uma boa parte desta fatia?

Integre bem seu cliente e aumente suas vendas

Existe uma pesquisa de Leonard Berry, da Texas A&M University, voltada para o canal físico, chamada pelo acrônimo CESAR, mas que se adequa muito bem ao canal digital. Ela traduz bem os cuidados que seu e-commerce precisa ter, para uma experiência positiva do seu cliente online e a conversão natural da venda:

  • Confiabilidade: a capacidade de cumprir o que é prometido com relação ao produto, à entrega e ao pós-venda, minimizando o churn e as reclamações ao seu SAC;
  • Empatia: o cuidado na descrição e atenção para que as informações sejam facilmente encontradas. Mostrar o caminho que irá encantar seu cliente e gerar o primeiro valor (first value). Jeff Bezos, CEO da Amazon, conta que atribui seu sucesso, principalmente pela percepção de lazer do seu cliente ao navegar em seu portal eletrônico;
  • Segurança: garantia de estabilidade e disponibilidade sistêmica, além da segurança dos dados que são confiados pelo comprador;
  • Aparência: tudo o que é relacionado a uma apresentação clean e bem estruturada, para uma visualização agradável;
  • Respostas: descrições acessíveis e com interatividade para retorno sobre dúvidas e buscas; aproximar mais sua empresa digital do seu cliente. Uma sugestão seria o envio de e-mails de boas-vindas para ajudar os compradores (e-mails de boas-vindas possuem taxas de abertura 46% maior do que em campanhas de e-mail marketing).

E lembre-se: o customer onboarding não é um processo contínuo, precisa ser periodicamente revisitado e aprimorado para sustentar o sucesso. Dessa forma, o contato com seu cliente precisa ser frequente, para que possa conhecê-lo cada vez mais, sendo mais proativo às suas necessidades de compra.

A partir deste cenário, a Sistemas TH pode ajudá-lo neste processo inteligente de integração com seu cliente, através do autopreenchimento e validação de dados cadastrais confiáveis, como WhatsApp, celulares, e-mails e endereços.

Realizamos atualizações periódicas, aplicando nossa expertise no tratamento das informações, sempre em conformidade com as leis vigentes de dados pessoais e com toda segurança necessária que nossas plataformas web browser e web service oferecem.

Conheça melhor seu cliente, conceda a ele uma experiência diferenciada pelo customer onboarding e potencialize as vendas do seu comércio eletrônico.

sistemasth_adm

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email

E-mail cadastrado com sucesso!



Leia também