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Cobrança

14 de abr, 2015

Como reduzir a inadimplência na cobrança de energia elétrica?

Como sabemos, o Brasil vem passando por um momento de ajustes fiscais, nos quais impostos vêm subindo e benefícios sendo cortados com o intuito de propiciar maior equilíbrio e amenizar as consequências da queda na atividade econômica brasileira. Além disso, as instabilidades climáticas aumentam o desequilíbrio climático impactando os mais diversos setores da economia, entre eles, o da geração de energia elétrica.

Com a maior utilização das termelétricas, o custo da geração da energia vem aumentando substancialmente e, consequentemente, a inadimplência também. Como melhorar as TR (Taxas de Recuperação) neste segmento diante do tamanho da desatualização cadastral existente?

Sabemos que as concessionárias de energia elétrica possuem grande deficiência em sua atualização cadastral, tendo em vista que:

1 – Para as instalações dos pontos de energia, nem sempre se fez necessário o fornecimento do CPF e telefone do responsável pela conta;

2 – Os titulares da conta de energia elétrica possuem pouquíssima interação com as concessionárias de energia, não possibilitando uma atualização cadastral eficiente, seja através de canais alternativos ou pela identificação positiva do Contact Center;

3 – Como a entrega das contas de energia são feitas “in-loco”, a base de dados da concessionária não recebe constantes atualizações, não gerando possibilidade de contato via telefone ou correspondência.

Muitas vezes, o corte é inevitável, contudo, para milhares, a troca da residência com manutenção do débito é um dos únicos caminhos. Na rotina diária das distribuidoras de energia elétrica existem atualmente elevados custos associados ao processo de cobrança/negociação destes débitos. O problema fica agravado, pois quase sempre, a negociação passa pelo financiamento do débito com recursos próprios (da distribuidora), sem intermediação de agente financeiro especializado em recuperação de crédito, o que na prática obriga a empresa a absorver os custos e assumir integralmente os elevados riscos da operação de crédito.

O combate à inadimplência visa recuperar o faturamento perdido e baseia-se nos procedimentos formais definidos pela gestão comercial das empresas em conformidade com as regras estabelecidas pelo agente regulador. No entanto, estes instrumentos não tem sido suficientes e tal fato indica a necessidade de desenvolvimento de novas estratégias que visem não somente a recuperação do faturamento perdido, mas que também atuem preventivamente para evitar a ocorrência da inadimplência.

Com a finalidade de reduzir a inadimplência, possibilitar a prestação adequada do serviço e atender a demanda, a Sistemas TH desenvolveu uma área interna específica com foco no atendimento às concessionárias de energia elétrica. Através desta célula, são desenvolvidas estratégias customizadas que possibilitam a localização dos clientes através de processos extremamente eficazes de busca pelo CPF, endereço, nome e sobrenome, além dos parentes.

Conheça gratuitamente a ferramenta de atualização cadastral da Sistemas TH através do endereço: http://www.sistemasth.com.br/contato.php

 

admin

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