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Cobrança

29 de mar, 2016

A importância do celular para a melhora da performance de cobrança

Em franca queda, a base de telefonia fixa no Brasil perde, dia após dia, cada vez mais espaço no mercado. De acordo com o último relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de assinantes soma 43,83 milhões, número 1,25 milhão menor em comparação ao mês anterior.

A base de telefones móveis também acompanha a tendência e, pelo sexto mês consecutivo, registrou queda: são 269,59 milhões de terminais móveis, número 1,53% inferior ao registrado no mês passado. A quantidade de desligamentos atingiu preferencialmente os telefones pré-pagos por desuso, fato que pode ser explicado pela massiva ação das operadoras em oferecer planos pós-pagos cada vez mais atraentes (com controle de gastos). Interessados, especialmente em pacote de dados, os consumidores estão deixando a velha prática de ter dois, três ou até quatro chips, usados até então como meios para economizar o gasto com ligações. Outro fator, é a utilização massiva do WhatsApp como principal canal de comunicação, reduzindo a relevância da comunicação via voz.

Diante da tendência de estabilização da base de telefones móveis, sem mudanças constantes de operadoras / número, diversas empresas apostam no SMS como grande aliado para prevenir / reduzir a inadimplência. Operadoras e instituições bancárias, por exemplo, já enviam mensagens aos clientes dias antes da data de vencimento do boleto, a fim de lembrar o compromisso assumido.

Cada dia mais elaborados, scripts de cobrança são enviados também por SMS aos consumidores. No conteúdo, promoções, confirmações de dados ou outras táticas para fazer com que o consumidor, curioso, entre em contato com a operação para negociar a dívida.

Atenta às tendências do mercado, a Sistemas TH, principal bureau de informação do Brasil, mantém em sua base de dados grande parte dos telefones móveis de todo o país, sendo estas informações constantemente atualizada. Os mais de 250 clientes da Sistemas TH, contam com suporte da equipe de Estratégia e Qualidade, para o desenvolvimento de lógicas e regras personalizadas de enriquecimentos cadastrais, a fim de garantir uma maior assertividade nas campanhas de acionamento, via voz ou SMS. A utilização de estratégias personalizadas, traz redução de custo e segue a tendência de comportamento do cliente, em que ele prefere interagir por mensagem em vez de voz.

admin

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