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Prevenção à Fraude

16 de abr, 2014

A importância da validação cadastral contra fraudes em bancos e seguradoras

As fraudes estão cada vez mais sofisticadas. As maiores vítimas destas ações maléficas são os bons consumidores que acabam pagando a conta. Essa situação acaba comprometendo seriamente o desenvolvimento do mercado de seguros.

Os inúmeros exemplos de fraudes requerem que o mercado segurador disponha de bancos de dados interligados a sistemas de controles gerenciais, com a finalidade de detectar e prevenir certas situações que possam acarretar prejuízos. Tais bancos de dados estão sendo instruídos com programas de gerenciamento ainda mais efetivos e inteligentes, o que poderá permitir um devido processo de combate à fraude.

O principal documento de identificação no Brasil é ainda o RG (Registro Geral). A verificação e validação do RG é uma operação complexa em função das grandes diferenças nos formatos adotados pelos vários estados. Os métodos normalmente usados se baseiam na conferência de características próprias dos documentos emitidos em cada estado e em cada período.

É importante notar que não devem ser aceitas cópias de documentos (inclusive as coloridas ou autenticadas) pois este é um dos meios mais usados para disfarçar e esconder falsificações. Isso vale para todo tipo de operação que necessite de uma identificação segura, como por exemplo operações de crédito, contratos, atos etc.

É sempre útil, também, solicitar cópias de outros documentos (CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Cartão de Banco etc.) verificando com atenção que todos os dados (inclusive as assinaturas) sejam coincidentes.

A validação positiva das informações do requente, baseada em bancos de dados públicos e privados, agrega segurança ao mesmo tempo em que encurta o prazo da operação de cadastro e por consequência, amplia o número de conversões.

O ideal é certificar a veracidade do cadastro realizado presencialmente, cruzando as informações coletadas com dados existentes ou via ambiente web através de informações pertinentes ao proponente.

Principais benefícios da validação cadastral:

  • Redução do risco de falsidade no cadastramento através do cruzamento de dados;
  • Inclusões e atualizações são auditáveis e rastreáveis;
  • Aumento da eficácia no processo de identificação do cliente;
  • Ganho de produtividade no processo de cadastramento.

Principais Funcionalidades:

  • Consulta do CPF do potencial cliente na Receita Federal para verificar se o documento é válido;
  • Validação de dados pessoais, endereços e números de telefone;
  • Certificação dos dados fornecidos pelo proponente gerando maior segurança para cadastros efetuados em ambiente virtual;
  • Validação individual em bancos de dados públicos e privados com competência na gestão dos dados.

Na hora de conceder crédito também é possível prevenir a fraude por meio da validação da renda informada e óbito, atribuir a renda presumida para autônomos e profissionais liberais e análise de crédito de risco integrado, incorporando a visão relacional entre a pessoa física e as empresas da qual participa.

Saiba mais em www.sistemasth.com.br

A Sistemas TH está presente no mercado brasileiro desde 1997.  Com um time altamente qualificado e foco no atendimento personalizado, a empresa hoje é o principal bureau de informações do segmento de Televendas, Crédito, Cobrança e Fraude. Com uma base de mais de 180 milhões de registros, possuí processos de atualizações diárias, garantindo a recência das informações e possibilitando a tomada de decisão e maximização dos resultados.

admin

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