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Cobrança

29 de set, 2014

Por que a segmentação é importante para um bom desempenho em vendas e recuperação?

Migramos do ambiente massificado, onde as empresas faziam com que os clientes se adaptassem a suas ofertas, para um cenário onde as empresas devem adaptar suas ofertas para atender a seus clientes.

Ao se segmentar, a empresa está definindo e escolhendo com qual grupo potencial de clientes, com características semelhantes, ela quer se relacionar.

Os atrativos para seu negócio estão relacionados ao tamanho desses segmentos e sua perspectiva de rentabilidade. Esses grupos não podem ser estreitos demais, fazendo com que não seja compensador investir esforços nesse sentido, e também não devem ser largos demais de modo a não evidenciarem suas principais características, impedindo uma abordagem mais focada. A comunicação com cada público deve ser realizada de forma personalizada fazendo com que cada cliente entenda que aquela proposição foi desenvolvida para ele.

A segmentação permite que os profissionais compreendam as verdadeiras necessidades e pontos fortes dos clientes. A equipe de vendas coloca todo o preparo do marketing em prática com uma boa estratégia comercial, que envolve desde a abordagem às diversas áreas de decisão até o preço a ser apresentado. Esta prática é importante para um bom desempenho de vendas e recuperação da empresa.

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admin

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