5 de jun, 2014
Um dos momentos mais difíceis em uma ação de cobrança é localizar e contatar o devedor; o segundo é fazer com que ele se interesse em negociar uma forma de pagamento da dívida. Isso irá se agravar durante o período da copa do mundo que acontece no Brasil. Alguns tipos de serviço lucram muito, outros, como o mercado de cobrança, podem ficar no prejuízo. Como contornar esta situação e minimizar a queda de produção esperada para o período?
Uma boa alternativa é usar as redes sociais. Um estudo feito para o MBA executivo IGEOC-ACREFI em Crédito e Cobrança comprova a eficiência das redes sociais na localização de inadimplentes. 613 clientes de um total de 852 pesquisados têm perfil no Facebook e foram identificados pelas empresas de cobrança, o que corresponde a 72% do total da amostra.
O grupo que participou da pesquisa é formado por devedores de todas as regiões do Brasil, com mais de 720 dias de atraso em financiamentos de veículos, cartão de crédito, empréstimo consignado e consórcio. Todos eram clientes com o status de “deslocalizados” (terminologia utilizada pelo setor de cobrança), ou seja, pessoas que já haviam sido procuradas, sem sucesso, por contato telefônico, SMS, e-mail e mala direta e que se foram consideradas “perdidas” pelas empresas de cobrança.
A cobrança de dívidas via redes sociais é permitida, contanto que não exponha e não desrespeite o usuário.
Ao acessar o perfil e ver suas atualizações, você terá informações que podem ajudar na localização do internauta. Caso o perfil esteja bloqueado, deixe mensagens privadas nas páginas dos usuários de modo a tentar uma negociação. Pelo menos a geração Y, de 20 a 30 anos, prefere ser cobrada virtualmente que por contato pessoal ou telefônico.
Os melhores resultados são alcançados quando o objetivo é estar mais próximo do devedor, disponibilizando mais meios de contato, e criando oportunidades de negociação com incentivos e condições especiais.
Conheça gratuitamente uma ferramenta de atualização cadastral, através do endereço: www.sistemasth.com.br/contato.php
O prazo de entrega da declaração de imposto de renda...
A busca do melhor telefone continua sendo o grande desafio...
É fato que o mercado já percebeu que ter uma...
Mais de 200 bilhões na economia atingirão cerca de 84...