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E-commerce

24 de nov, 2020

Como potencializar sua loja virtual pelo WhatsApp

Mais do que nunca, o imediatismo e velocidade são requisitos chave para acompanharmos um mercado virtual que se transforma a cada dia. E o uso do WhatsApp vem atendendo (e encantando) às mais variadas expectativas, principalmente no comércio eletrônico, desde a experiência do usuário até a conversão em vendas e pagamento.

E os números confirmam a consolidação crescente dessa prática: de acordo com pesquisas realizadas este ano, são mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil (dados do Facebook). Destes, 99% usam o WhatsApp em seus smartphones, pelo menos 76% já usaram para interagir com alguma marca e 54% compraram produtos e serviços (levantamentos Mensageria no Brasil).

Não só os consumidores perceberam (rapidamente) as vantagens deste canal digital, mas o próprio aplicativo entendeu a necessidade de se reinventar continuamente. Após o lançamento do WhatsApp Business, versão voltada para os negócios, em 2018, esta empresa do grupo Facebook, vem apresentando novas funcionalidades ao mercado e aquecendo ainda mais sua utilização pelo e-commerce.

Alguns destes novos recursos

  • WhatsApp Pay: Incrementando os meios de pagamento, o Banco Central liberou esta plataforma, mas ainda para testes, em transações de baixo valor, com as bandeiras Visa e Mastercard. A utilização deste serviço, que permitirá a realização de pagamentos via WhatsApp, será permitida aos consumidores finais apenas depois deste processo experimental. Certamente impulsionará o comércio nesta plataforma. Para minimizar a fraude, principalmente no caso de roubo de celulares, as transações serão aprovadas apenas através de PIN ou biometria;
  • Catálogo de produtos: a criação deste benefício, dentro desta ferramenta, possibilita incluir descrições detalhadas, preços e fotos;
  • Conexão com Facebook e Instagran, facilitando o social selling e a efetivação da venda digital;
  • Suporte ao SAC: basta configurar uma mensagem automática sobre o horário de funcionamento ou respostas a perguntas mais freqüentes, podendo reduzir, em média, 40% do custo de SAC, através da criação destes bots;
  • Relatórios: a plataforma pode também emitir estatísticas sobre a quantidade de mensagens recebidas, entregues e lidas, para avaliação de performance de atendimento e campanhas.

Mas lembre sempre de usar este aplicativo de forma estratégica, para evitar bloqueios por parte dos consumidores.

A Sistemas TH pode ajudá-lo a potencializar suas vendas digitais, através deste canal, processando informações atualizadas de celulares ativos neste aplicativo. Dessa forma, podemos enriquecer seu cadastro e facilitar seu contato e relacionamento com os clientes. Sempre em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Solicite uma demonstração em nossas plataformas e conheça melhor nossas soluções.

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